No rasto do sol

sexta-feira, agosto 04, 2006

Saudades de Paris

A primeira vez que estive na Cidade-Luz não te conhecia, embora soubesse que existias algures... por ai e que ainda um dia nos haveríamos de cruzar. Sempre acreditei em inevitabilidades. Sabia que era uma questão de tempo...
Lembro-me de descer os Champs-Elysees e ter a certeza que um dia o faria de mão dada contigo. Naquela época, ainda não tinhas nome ou rosto mas, no primeiro dia em que te vi, percebi logo que eras tu.
A magia de Paris é inexcedível e incomparável... qualquer sítio se torna lindo quando estamos apaixonados, é inegável, mas em nenhum lugar a paixão se torna tão brilhante como nesta cidade. Há qualquer coisa de muito forte, é algo que não se explica, o certo é que se respira L'Amour! É a magia da língua, a imponência dos monumentos, a genialidade dos pintores, a forte sensibilidade da vida... tudo reunido, num imenso jogo de contrastes que ao longo dos séculos têm inspirado os mais variados artistas.
Paris revisitado. A arte sublimada nas suas múltiplas formas e fórmulas. O roteiro do coração. Tenho saudades de passear nos jardins e parques da cidade, gostava tanto de te mostrar a minha árvore favorita no Jardin du Louxembourg. Prometi e hei-de cumprir.
Quero percorrer contigo os bairros onde o amor fez história, mostrar-te o charme de Montparnasse, a vista incrível sobre a cidade a partir do Sacré-Couer, ver-te deslumbrado com a imponente Cathédrale Notre Dame, fazer-te sonhar com o glamour da Place Vendôme...
E fazer contigo o sublime passeio de barco pelo Sena. Saindo do Pont- Neuf o destino é a Torre Eiffel, voltando para Ile-de Saint Louis, passando pela Notre Dame, retornando à Pont Neuf. É das coisas mais românticas que Paris nos oferece, a possibilidade de lhe sentirmos o pulso pelas margens sem nunca a perdermos de vista.
Gostava de deambular contigo pela cidade, a pé e de mãos enlaçadas como convém, para descobrirmos juntos as características individuais de cada uma das lindas pontes sobre o rio. Quero encontrar a nossa, aquela que edificaram para nós sabendo que um dia haveríamos de lá passar para a reconhecer. Mais uma metáfora ao amor... 'as pessoas sentem-se sós porque constroem muros em vez de pontes'...
Um dia ainda hei-de agradecer a Deus, na Saint-Chapelle o facto de te ter ao meu lado... e tu vais estar à minha espera, a contemplar a imponência do monumento, porque entretanto já piscaste o olho à tua estrela guia enquanto eu benzia os escapulários.
Vamos revisitar a minha infância quando te levar a almoçar ao Melodine, quando formos à loja das t-shirts perto do Centre Georges Pompidou, quando entrar contigo no Louvre e te apresentar a Mona Lisa, quando te levar à melhor Boulangerie/Pâtisserie do mundo perto do nosso Hotel, vais delirar com os croissants e desejar tomar todos os dias o pequeno-almoço ali!
Estou a imaginar-nos na Disney... pequeninos outra vez, a querer andar em tudo e mais alguma coisa, maravilhados com o reino do faz-de-conta. Vais olhar para mim com aquele teu ar condescendente, que é um misto de ternura e paternalismo, enquanto estiver deliciada na loja a escolher o peluche que hei-de querer trazer comigo... porque, afinal, serei sempre menina... a menina-dos-teus-olhos!
Voltamos a ser crescidos e deambulamos pela zona da folia, levo-te a Pigalle e podes ter a certeza absoluta que serás invadido pela luxúria. Faço uma reserva para dois e vamos ao Moulin Rouge. Percorremos os cabarets e retornamos à La Belle Époque.
Hei-de mostrar-te a La Défense, gigante, no prolongamento do eixo histórico... a prova de que os opostos se atraem e não se repelem. Depois podemos viajar de comboio até Versailles, brincar aos reis e às rainhas num dos mais belos palácios do mundo e, ficar com a sensação de que imortalizámos o amor que nos une.
Ainda quero cumprir o ritual e subir contigo à Tour Eiffel, ao final do dia, para te mostrar a vista deslumbrante ao anoitecer, quero dar-te a mão quando o sol se estiver a pôr na linha do horizonte e mostrar-te na alma e na pele o quanto te amo. Quero sentir-me grande, quero fazer-te sentir enorme e escrever 'NÓS' lá no alto e despedir-me de Paris com a certeza de voltar um dia...
Je t'aime!!!

1 Comments:

  • At 12:27 da manhã, Blogger rita matos said…

    EXPERIMENTA Veneza! Não é tão rica, não está tão bem mantida, não tem metade do tamanho, mas tem o dobro da magia!...Eu acho!

     

Enviar um comentário

<< Home