No rasto do sol

terça-feira, abril 19, 2005

Tios e tias... através de ti... Gonçalo Maria

Meu querido Gonçalo Maria,
Escrevo-te estas linhas para que, daqui a alguns anos, quando já puderes ler e compreender, saibas o quão marcante foi para nós o teu nascimento.
No dia em que soube que a tua mãe estava grávida de ti, percebi que um filho não é um plano e sim uma escolha. um produto do amor, que se vai fortalecendo e edificando, que cresce todos os dias com a barriga, e que não pára nunca de aumentar.
Durante nove meses aguardámos, ansiosos, a tua chegada. Todos. Cada um à sua maneira. escolhemos presentes, demos palpites, vibrámos... porque, desde o primeiro dia, te tornaste o príncipe de todos nós. A primeira ecografia, as consultas no médico, a decoração do quarto, o berço, as roupinhas, a maxi-cosi... assistimos a tudo, participámos, vimos, sonhámos. Sim, meu pequenino, tu acabaste por ser também o nosso sonho. Vimos-te desenvolver na barriga da tua mãe, - que passou a gravidez inteira a comer ferrero rocher para que tu nascesses ainda mais doce-, passando a gostar de ti mesmo sem te conhecer, porque soubémos logo que tu ias fazer parte das nossas vidas. Através de ti, sentimo-nos todos um bocadinho pais e mães, deve ser por isso que tens os 'tios' e as 'tias' mais babadas do mundo.
Sem saberes, Gonçalo, tu foste concebido para mudar o mundo. Enquanto imaginávamos como ias ser e com quem serias mais parecido, fomos assistindo -maravilhados- às revoluções que provocavas. Aos poucos, o teu pai deixava de ser o Peixinho do Havy Metal e dos cabelos compridos e aprendia a ser pai, todos nós fomos mudando e sendo transformados por ti. Pelo teu amor.
Antes de seres o Gonçalo Maria, foste o babe, o resultado perfeito da equação, 3+1. A cereja em cima do bolo, amor e razão, a razão do amor, de tanto amor. Eu tive a sorte de testemunhar a evolução da história dos teus pais, um amor maior que fez a tua mãe virar a vida do avesso, a dela e a do teu pai. Porque o amor move, mesmo!, montanhas e torna as pessoas infinitamente melhores. E este amor materializou-se, ganhou vida e nome... através de ti, Gonçalo Maria.
Hoje, quando te seguro no colo, olho-te enternecida e tenho a certeza de que vale sempre a pena. sabes, meu amor, tu és um 'filho da Sul América'; ainda eras um feijãozinho e já participavas nas nossas conversas, ouviste-nos os sonhos, as lágrimas e lamentos, as alegrias e vitórias. Desde sempre, fazes parte do nosso universo. Desenvolveste-te no meio de mulheres, mulheres que amam e vivem intensamente; ouviste falar de afectos, conheces o amor do mundo através da vida de cada um de nós, mulheres e homens. Nisso, és um privilegiado, viste acontecer a vida pela janela mágica das emoções. Tenho a certeza de que vais ser uma pessoa muito especial. És meu cúmplice e sinto isso quando me meto contigo. No carrinho ou no colo, fitas-me com o olhar e mostras-me que sabes exactamente o que me vai na alma. No outro dia até me piscaste o olho... e eu cantei baixinho, só para nós... "seremos cúmplices o resto da vida".
E eu quero continuar aqui, a ver-te crescer e desenvolver. Partilhar afectos e sentir todos os dias, através de ti, que o mundo está melhor. Porque, de vez em quando, a vida dá-nos presentes incomensuráveis e tu, meu pequenino, muito mais que um presente és uma dádiva! Um ser mínimo que transformou o universo inteiro... conversas, prioridades, laços, vidas. Tudo mudou com a tua vinda.
Bem-vindo sejas, meu amor!

1 Comments:

  • At 10:46 da tarde, Blogger Maria said…

    Sabes minha Linda, é por seres capaz de escrever estas palavras que tenho a certeza que quando o Francisco Maria chegar vais ser uma Mão fabulosa... O Gonçalo Maria tem sorte de ter uma "tia" como tu... É importante conhecermos o amor pelas palavras do outros, e tenho a certeza que ele o conhece bem, pelas tuas...
    É por estas coisas que gosto tanto de ti...
    Beijo grande

     

Enviar um comentário

<< Home