No rasto do sol

terça-feira, outubro 11, 2005

Gostar e deixar de gostar

Tomaste o meu amor como um dado adquirido e deixaste de me ver. Habituaste-te à minha presença e, de um dia para o outro, passaste a não reparar sequer que estava ao teu lado. Não sei como nem porquê, desististe de nós, perdeu-se o encanto, perdeu-se a magia, perdemo-nos um do outro.
Primeiro, não quis ver... fui desculpando todas as tuas atitudes -e o que é pior- a ausência delas. Procurei 'n' justificações, para me auto-convencer de que não se passava nada... cansaço, muito trabalho, preocupações... e, enquanto isso, ias-te afastando cada vez mais de mim. Magoava-me a tua indiferença, tentava contrariá-la com manifestações constantes de afecto que tu ora ignoravas, ora aceitavas mecanicamente. Deixei de te sentir, deixaste de ser espontâneo, abandonaste-me sem nunca saíres de junto de mim. Experimentei a dor de ter saudades de alguém que está perto, agora posso afirmar com propriedade, um dos piores sentimentos do mundo.
Fui ficando triste, cada dia mais, sobretudo quando estava contigo e te sentia cada vez mais distante. Ganhei coragem e confrontei-te. Perguntei claramente o que se passava... de forma evasiva e ausente, respondeste-me que não se passava nada, trabalho, cansaço e preocupações. Era de esperar, já não estavas ali há muito tempo.
Entrámos nisto juntos, remámos a dois até determinada altura, mas depois fui só eu a arcar com o peso da embarcação. Até que fiquei cansada, esgotada, derrotada. As relações só podem resultar se forem produto de um investimento a dois. E eu não sou um dado adquirido, sou uma pessoa que precisa de se sentir amada, querida, desejada e admirada.
O que não te perdoo não foi teres deixado de gostar de mim, foi não teres tido a honestidade de mo dizer. A única coisa que sempre esperei de ti, mais do que amor, foi sinceridade. Merecia mais consideração da tua parte, nem que fosse em nome de tudo o que vivemos. Um relação só vale a pena enquanto interessa a ambas as partes. Se já não me querias podias ter-mo dito logo, ter-me-ias poupado tanto sofrimento e tanta dor. Escusavas de ter minado o que havia de melhor em mim... mataste o meu amor, aos bocadinhos, com o silêncio da tua indiferença.
À medida que ia tentando salvar o que ainda restava da nossa história e todas as minhas investidas se revelavam infrutíferas, ia morrendo o que restava do meu amor-próprio. Sofri em silêncio demasiado tempo e, a única coisa que consegui foi adiar o inevitável, dei espaço à mágoa para que se instalasse. Fui profundamente estúpida, falhei redondamente como mulher e como pessoa. Falhei perante os meus pais que sempre me deram todo o amor.
Tinha a obrigação de ter dito 'basta!' no primeiro momento em que percebi que havias deixado de me saber amar. Devia isso a mim mesma. Só que amar alguém é dar-lhe poderes sobre nós... e deixar de ter defesas. Amei-te demais, tu tornaste-te demasiado poderoso e eu estupidamente frágil.
Fiquei com o coração dilacerado mas mandei-te embora... Gostar só não chega!
O Salvador vai passar este fim-de-semana contigo...
Para ele também foi melhor assim. As crianças têm uma sensibilidade enorme para estas coisas, percebem lindamente o que se passa...
Prefiro que o meu filho cresça com um pai e uma mãe separados mas felizes e equilibrados, do que tenha os pais juntos a viver num clima de paz podre, numa casa em que o amor já acabou há muito tempo e o casamento se mantém mais por hábito do que por convicção.

"Quando te perdi, perdemos você e eu, eu porque perdi quem mais amava, você porque perdeu quem mais te amou, mas de nós dois você perdeu mais, porque eu posso amar alguém como te amei, mas você não será assim amado jamais!"

6 Comments:

  • At 8:33 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Lindo e ainda atual

     
  • At 2:56 da tarde, Blogger pipo said…

    tudo pelo que estou a passar como podemos dar a volta a isso eu tento todos os dias esquecer mas passo mais tempo a esquecer do que a viver eu lutei tal como tu ate ficar sem forças para mais tive que deixar a pessoa que mais amei na vida e com isso a vontade de procurar a felicidade tento procurar ajuda mas nao encontro se alguem me poder ajudar a pelo menos entender como tentar viver sem esta dor que me mata a cada dia eu ficava eternamente agradecido nao consigo me libertar destes sentimentos ....mail,filipe_fs_sofia@hotmail.com se alguem ma poder ajudar por favor .

     
  • At 7:54 da tarde, Blogger D. Bourguignon said…

    Simpatia para ter a pessoa amada
    33tweetsRetwittar!

    Quero que (nome da pessoa amada) esteja neste momento pensando em mim (seu nome), querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me beijar. Que os olhos de (nome da pessoa amada) me vejam e me desejem, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha minha presença que ele não consiga estar longe de mim. assim que esta oração for publicada (nome da pessoa amada) não me tirará do seu pensamento um só instante e vai me procurar. Em nome de Deus.

     
  • At 11:29 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Quero que (nome da pessoa amada) esteja neste momento pensando em mim (seu nome), querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me beijar. Que os olhos de (nome da pessoa amada) me vejam e me desejem, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha minha presença que ele não consiga estar longe de mim. assim que esta oração for publicada (nome da pessoa amada) não me tirará do seu pensamento um só instante e vai me procurar. Em nome de Deus.

     
  • At 3:34 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Quero que mgsb esteja neste momento pensando em mim pscc, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me beijar. Que os olhos de mgsb me vejam e me desejem, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha minha presença que ele não consiga estar longe de mim. assim que esta oração for publicada mgsb não me tirará do seu pensamento um só instante e vai me procurar. Em nome de Deus.

     
  • At 9:41 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Foi bom ler e ao mesmo tempo sentir que as tuas palavras são exactamente as minhas.
    Obrigado!

     

Enviar um comentário

<< Home