No rasto do sol

segunda-feira, outubro 24, 2005

A urgência do amor

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.
(Eugénio de Andrade)
*
Há amores urgentes... têm que ser vividos no instante em que começam a tomar forma, talvez, porque são de consumo rápido e não podem dar-se ao luxo de esperar pelo amadurecimento.
Durante muito tempo julguei que eu é que era urgente na forma de amar. Acreditava ter uma necessidade premente de me entregar aos prazeres da paixão, assim que a começasse a sentir. Depois, através de ti, acabei por perceber que o que varia é mesmo a forma de amar. Até aqui só havia conhecido os tais 'amores urgentes' e, porque só compreendemos o que temos espelhado na alma, acreditava que correspondiam à minha forma de estar. Coleccionei histórias, umas mais fugazes que outras, entreguei-me de corpo e alma (normalmente, muito mais corpo que alma, como é apanágio do género masculino) e experimentei a adrenalina da urgência. Tive várias mulheres, épocas loucas de paixão e evasão, gostei de algumas, envolvi-me com outras tantas e até cheguei a ponderar a hipótese de assentar de vez. Amei e fui amado. Mesmo assim não resultou. Faltou-me sempre qualquer coisa... aquela química perfeita que provoca o tal clique que nos faz mudar o mundo.
Cansei-me de amores urgentes. Uma ou outra noite de luxúria e pouco mais. Sexo, o instinto animal do homem. Não que não me encante pelas mulheres que levo para a cama, pelo contrário, sou o maior amante e apreciador da beleza feminina e, na arte da sedução, acabo sempre por experimentar as sensações de envolvimento que o entendimento teima em conceder. Não obstante, passada a euforia, esgota-se a forma, esgota-se tudo porque não há nada.
E quando não há nada, falta tudo. Falta a amizade, a cumplicidade, o afecto, o desejo, o amor... faltas-me tu. Tu que me ensinaste que a pressa é inimiga da perfeição. Tu, menina morena, que me fizeste amar-te desde o primeiro instante com a serenidade dos afectos que querem permanecer. Tu, o meu maior desafio, a minha luta constante para que queiras ficar comigo. Em ti encontrei a tal estrelinha, a magia de gostar mesmo a sério e não ter pressa... hei-de esperar pela maturidade do teu amor, o tempo que for preciso, até que -como eu- tenhas a certeza que é comigo que queres estar. Uma coisa é certa e inegável, estamos juntos na vida e para a vida... daqui até ao passo seguinte é só uma questão de tempo.
E eu até sei que me amas... o teu problema chama-se medo e enquanto não perceberes que és muito mais do que uma urgência, vais precisar de ganhar confiança para te entregares por completo. Não te esqueças que eu te conheço como ninguém... aprendi a escutar o teu coração e a ler-te a alma. Sou o teu melhor amigo, lembras-te?! Vi-te crescer, ensinei-te a crescer e a perceber as subtilezas do universo masculino, sequei-te as lágrimas, dei-te colo, ri e chorei contigo. E apaixonei-me... pela miúda desajeitada, que fazia desenhos e escrevia umas coisas engraçadas, a menina morena a quem ensinei que um homem também chora.
Agora só quero que te mudes cá para casa, quero sentar-te ao colo e dar-te os mimos todos que mereces, todos os dias, um dia de cada vez... sem pressas. Pressa é tudo o que eu não preciso de ter, tenho a certeza que é isto que quero e o teu lugar vai estar sempre vago, à tua espera. Não é necessário apressar nada, aquilo que tem que ser nosso às nossas mãos vem parar e, não tenho dúvidas que, tu estás-me destinada.
A vida ensinou-me a amar-te e trouxe-me a maturidade necessária para te saber amar... devagarinho e sem pressas, como quem saboreia um gelado, sem apetites sôfregos... todos os dias, o resto da vida... sem pressa de chegar ao fim.
*
Para a S. ... e para todas a minhas amigas que mereciam que esta fosse a história da vida delas, porque o amor absoluto há-de cruzar os nossos destinos (a vida é como uma gruta... recebemos o que damos).

1 Comments:

  • At 8:49 da tarde, Blogger morg@s said…

    Muitas vezes essa história não passa apenas de um sonho... no entanto, estou certo que, (como um dos autores light que gostas de ler :P )
    "Sempre existe no mundo uma pessoa que espera a outra, seja onde for, e quando estas pessoas se cruzam e os seus olhares se encontram todo o passado e todo o futuro perde qualquer importância, e só existe aquele momento e aquela certeza de que todas as coisas debaixo do sol foram escritas pela mesma mão. A mão que desperta o amor e que fez uma alma gémea para cada pessoa. Porque sem isto não haveria qualquer sentido para os sonhos da raça humana..."
    Todos teremos o momento de cruzar com essa pessoa... Afinal, para a felicidade, temos todo o tempo do mundo! Boa sorte ;)

     

Enviar um comentário

<< Home